sábado, 21 de dezembro de 2013

Inspiração

Queria tanto uma inspiração para escrever um texto de final de ano......

Tá ruim de sair....

Isso Pra Mim é Viver!!

Hoje eu acordei com vontade de ser feliz...

Feliz com pouco, quase nada. Feliz em desfrutar as pequeníssimas coisas.

Passei boa parte da madrugada escrevendo alguns textos na sala, com nada muito além da luz do monitor do computador e completamente apaixonada pelas minhas cortinas novas, para as quais eu soltava alguns sorrisos de tempos em tempos.

Feliz por conseguir realizar algumas tarefas no Photoshop e poder preparar um presente bacana para minha afilhada.

Radiante com a instalação do Combo da NET em casa, mesmo depois de certo estresse com o técnico. Quando ele e sua respectiva energia esquisita foram embora, tudo ficou ótimo....rs

Assisto agora um show do Caetano na TV, acompanhada de uma taça de vinho.

"Isso pra mim é VIVER!!!!...."
In Love comigo...


sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Amigos da alma

Hoje eles me fizeram feliz. Não, feliz não.....Muito feliz!!!

Dois grandes amigos, dois irmãos que eu escolhi para compartilhar a minha vida. Me fizeram reviver o passado no presente e perceber que tudo voltou a ser como antes. Melhor até, talvez.

Senti muita falta deles. Doeu, muitas vezes.....Mas hoje, eu beijei, abracei, beijei novamente, abracei mais.

Meus queridos, meus amores, amigos da alma e do coração.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Borbulhando

Entrei no blog para postar algumas coisas e resolvi reler alguns textos meus.

Nossa.....Senti tanta coisa agora. Vitória, alegria, tristeza, orgulho, melancolia....Sorri e chorei.

Preciso organizar estas emoções e escrever.

Tô borbulhando!

Tudo Novo de Novo, mais uma vez.


E 2013 vai acabando.....TUDO NOVO DE NOVO! Novas promessas, novas esperanças. É oportunidade de escrever um começo mais feliz, pois o final, nem sempre depende de nós!

Tudo Novo De Novo

Paulinho Moska

Vamos começar
Colocando um ponto final
Pelo menos já é um sinal
De que tudo na vida tem fim

Vamos acordar
Hoje tem um sol diferente no céu
Gargalhando no seu carrossel
Gritando nada é tão triste assim

É tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos

Vamos celebrar
Nossa própria maneira de ser
Essa luz que acabou de nascer
Quando aquela de trás apagou

E vamos terminar
Inventando uma nova canção
Nem que seja uma outra versão
Pra tentar entender que acabou

Mas é tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos

Medo

Essa semana eu tive medo. Nada relacionado às questões de saúde que enfrentei, mas às minhas emoções.

Devo dizer que detesto o medo, embora reconheça que ele nos trás certo compromisso e respeito diante de muitas coisas.

Neste caso, o medo me trouxe incômodo em sentí-lo e imediatamente em seguida, me levou a pergunta....Medo de que?!

- Medo de errar. Medo de "quebrar a cara", ué!

E qual o problema em errar? Tenho então que acertar sempre? Tudo tem que ser sempre da forma que eu planejei?

(Silêncio)

Se cair, levanta, minha cara. Não é assim que tem sido?

E ainda.....Se cair, aprenda.



Espantei os fantasmas e resolvi mergulhar, destemida.

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Notícias de 09/12/13

Próxima cirurgia marcada para 15 de janeiro. Não estou ansiosa, o que já mostra uma profunda mudança de postura diante dos grandes acontecimentos.

Meu curso de fotografia chega ao fim nesta semana. Acho que já tenho bastante teoria para exercitar mas com o tempo, talvez sinta a necessidade de um pouco mais.

A fotografia tem me proporcionado grandes encontros e reencontros. Tenho descoberto que ela pode ser uma interseção, em um grupo de pessoas tão distintas. Tenho descoberto novos lugares, novos prazeres, com as mesmas pessoas, ou pessoas diferentes.

Na próxima semana vou fazer uma trilha fotográfica em Niteroi, com um amigo querido. Descobri que ele também fotografa e agora temos mais um motivo para estarmos juntos. Para mim, que tenho um espírito nada aventureiro, será uma boa experiência.

Meu cabelo está cada vez maior e percebi que não perdi a mania de enrolar meus cachinhos das laterais inferiores do cabelo. Uma vez, quando pedi demissão de uma empresa, na despedida um amigo disse que sentiria falta de me ver enrolando meus cachos. Foi aí que percebi que fazia isso......E continuo fazendo, mesmo após um ano sem praticar...rs

Estou feliz com os dias lindos de sol que tivemos ontem e hoje. Adoro andar de bicicleta, sentir o sol bater na pele, sentar na sombra e beber uma água de côco do meu carrinho preferido do Aterro. Água doce e gelada!

Estou curtindo muito este final de ano. Em dezembro passado, estava beeeeem caidinha. O Natal em Gramado foi bom, embora estivesse cheia de restrições, mas o Réveillon foi de cama.

Gosto também de encontrar os amigos, almoçar, jantar, dar presentes, bater um papo, rir e receber carinho. Adoro gente!

Tenho adorado andar por aí, conhecer novos lugares, voltar nos mesmos lugares.

Continuo perseguindo uma vida mais leve, fazendo por menos e tentando arduamente conter a ansiedade, pois a vontade é de viver um ano em um mês.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Notícias de 24/11

Cabelo crescendo.....Já consigo passar o pente e no banho, já vejo um certo caimento. Ainda procuro minha identidade sem as longas e cacheadas madeixas, mas estou tentando curtir o momento. Penso que o fato de ter algum cabelo para quem já esteve careca, é um grande presente.

O exercício físico já está começando a ser incorporado em minha vida. Começo a ter a sensação de falta da atividade física, quando não vou a academia. Ouvia as pessoas falarem, mas nunca pensei que fosse possível sentir isso....rs

O corpo volta a mostrar algumas formas que havia perdido. Tenho conseguido travar uma verdadeira luta contra a lentidão do meu metabolismo em função do inibidor hormonal e estou emagrecendo de forma lenta e definitiva.

Na ultima sexta o plástico encheu os dois expansores e estou com 550ml de cada lado. Saí de lá com um peito enorme! Tratei de comprar um sutiã para comemorar....rs. Comprei logo um sem costura para "tirar uma onda". Quem tem peito durinho não precisa de sutiã com sustentação! Kkkkkk

Falando nisso.....O médico disse que vai caprichar. Ele me disse..."Rachel, vamos fazer uma mama bem bonita em você!". Ahhhhhh....Agora eu gostei!  Depois do ônus....Eu mereço o bônus!

Marcamos minha próxima cirurgia para inicio de janeiro. Esta semana saberei a data e já vou iniciar os exames pré-operatórios. Estou animada! Acordar turbinada, vai ser tudo!

Depois de um ano, preciso comprar meu primeiro shampoo e condicionador. Deliciosa bobagem...rs

O coração volta a bater. Tímido e devagar, mas é bom saber que ele está lá, firme e forte!

Estou no segundo modulo do curso de fotografia. Continuo apaixonada e cada vez mais!
Penso em fazer posteriormente, um curso de "ensaio fotográfico", para fotografar as AMIGAS DO PEITO. Acho que fará muito bem às mulheres que precisam resgatar sua sensualidade e feminilidade.  Quero fazer de forma voluntária. Vamos ver....É um projeto. Mais que isso, um sonho.

Tenho descartado muitas coisas. É bom poder me desfazer do que não serve mais. Parece que a energia circula melhor.

Um dos meus grandes objetivos é viver mais leve. Tem sido ótimo e libertador.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Notícias de 21/10/13

Na última sexta, fui ao cirurgião plástico. Colocamos mais 200ml no expansor, que somados com o volume que já saí da cirurgia, contabilizam 450ml.

Estou vivendo o sonho de andar sem sutiã. Libertei total!!!!  Rs

Fui liberada para fazer atividade física. Hoje corri na academia e me matriculei.

Acordamos que a próxima cirurgia será início de janeiro, logo depois Réveillon. É a data mais próxima possível, pois ainda precisamos de um tempo para encher mais o expansor e aguardar a expansão da pele e músculo, para receber a prótese.

Comecei um curso de degustação de vinhos. Já tinha feito as primeiras aulas há uns dois anos e precisei parar. Resolvi que estava na hora de recomeçar e estou adorando!

Estou ajeitando minha casa, projeto que andou parado durante o ultimo ano. Isso me ocupa e me proporciona uma enorme satisfação!

Reencontrei hoje uma amiga de escola, que já não falava há muito tempo. Soube que ela luta contra um câncer de mama, descoberto na amamentação. Fiquei feliz em vê-la pra cima, com a cabeça boa. Acredito que isso já seja um grande passo para o sucesso.

Saúde, querida!!!!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Dodoí

Febre desde ontem. Chegou a 38.6 e o médico recomendou um antitérmico. Funcionou, passei bem a noite, mas hoje, no final da tarde, ela voltou. Mais tímida, mais baixa, mas incômoda.

O corpo está mole, pouca fome, garganta estranha, crise de espirro. Provavelmente, sintomas de uma dessas viroses loucas que pairam por aí.

Minhas fotografias andam muito bem. Agora que estou desenvolvendo o meu olhar, todas as minhas fotos passadas ficaram péssimas..rs. Vontade de voltar a cada lugar e registrar tudo novamente (posso ir a Paris amanhã?!rs)

Tenho ficado bem na minha casa, embora de "meio" repouso, por causa desta indisposição.

Descobri aqui perto, uma fisioterapeuta oncológica. Me pareceu ser uma pessoa competente e por coincidência, trata de muitos pacientes do meu oncologista. Tinha uma avaliação hoje, mas a febre me fez remarcar.

Ontem estive na minha mastologista e estou ótima! Tudo como deve ser.

Montei meu kit de Resfenol, Novalgina, termômetro, Targifor C e spray de própolis. Tomei uma sopinha quente, muito líquido, frutas com muita vitamina C e agora....Cama!

Beijo, fui!

domingo, 6 de outubro de 2013

Transformação

Acho que cheguei no meu verdadeiro momento de transformação. Cabeça limpa, disponibilidade e vontade de fazer diferente. Tenho tempo para pensar, sem a necessidade do "respira e vai!" (foi assim que muitas vezes consegui caminhar).

Tenho conseguido olhar para dentro. Quero corrigir os problemas que moram em mim.

Resolvi agir, aparecer. É difícil sair da bolha.

Me inscrevi em um curso de fotografia, que estou amando. Sempre gostei de fotos, mas depois do ensaio fotográfico, esta relação com as imagens ficou mais forte. Na última viagem que fiz, a máquina foi minha companhia, foi minha expressão, minha distração. Resolvi então, que estava na hora de deixar isso fluir.

Aguardo o início de um curso de vinhos. Outra paixão.

Quero ver gente, conhecer gente, pensar, ter rotinas, aprender coisas que me dão prazer.

Estou voltando pra casa. Ainda é difícil reconhecê-la como meu espaço, depois de tanto tempo fora. Quero dar a minha nova cara.

Ando muito feliz. As segundas não são mais como os sábados e domingos. Os dias não têm sido mais iguais.

Fotografia

E assim ela entrou na minha vida, consolidando uma fase criativa. Ouso até dizer, artística.

Meu lado cartesiano e planejado até muito me ajudou a dar um norte na minha vida, depois que descobri o câncer no ano passado. Mas o que me manteve iluminada, motivada e com sorriso no rosto, foi o meu lado subjetivo, do qual eu sempre vivi fugindo.

Preciso da segurança que a racionalidade me trás, mas me realizo na emoção. Gosto de criar, de fazer da minha forma. Gosto da plástica. Me prendo aos detalhes, aqueles que ninguém repara. 

A arte me ocupa, me alegra e me permite gastar toda a necessidade de perfeição que me habita. Perfeccionismo que transbordava e se voltava contra mim. Agora, usado para retratar aquilo que vejo, de forma única.

Achei a minha forma de expressão. A fotografia já faz parte da minha vida....



terça-feira, 1 de outubro de 2013

Ame

Ame, com muita força. Ame a Deus, ame seu corpo, ame a vida, ame as coisas e as pessoas.

Amar é o caminho.




Nas nuvens

O sol deu o ar da graça. Caminhada no Aterro, água de côco, comidinha saudável, minha casa.

Hoje eu tô assim.....




Outubro Rosa 2013

E começa Outubro, o mês Rosa. O mês que nós (pois eu faço parte deste grupo) queremos alertá-las sobre a importância da prevenção. O mês da militância contra o câncer de mama.

Lembro a todos, homens e mulheres, que o auto-exame me salvou, então toque-se!

Faça seus exames, observe seu corpo. Não queira passar pelo que passei. Eu garanto, é muito duro!




segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Notícias de 23/09

Sexta tirei mais alguns pontos e fui liberada para tomar banho no chuveiro, com direito a lavar a cabeça e tudo! Tomo todo o banho com o sutiã e no final, tiro, passo Soapex 1%, enxáguo e pronto! Depois de seco, coloco uma gaze sobre os pontos e visto um sutiã seco.

Chorei no primeiro banho.

O médico me pediu para ficar ainda esta semana sem movimentar o braço, então continuo com ele amarradinho, senão esqueço.

Já voltei a fazer fisioterapia, mas por enquanto, estou sendo atendida em casa.

Tive uma excelente notícia! Minha médica me disse que saiu o resultado da patologia e que a mama estava totalmente saudável!! Ahhhhhhhh....Que alívio!!!

Embora fosse uma cirurgia profilática, ela segue o protocolo oncológico. Então, por mais que esse resultado negativo fosse esperado (pois foi apenas uma prevenção), dá um friozinho na barriga. Comemorei!!!!!!!!!

Sábado fui dar uma caminhada na praia. Me cansei mais rápido que o normal. Na verdade, não foi cansaço....A pressão é que parecia estar baixa. Me senti fraca.

À noite saí para jantar e fui ao teatro. Ah, como é bom sair de casa, ver gente!!!

Sigo bem, cada dia melhor. Volto a fazer planos, mas a curto prazo.

É impressionante como a recuperação desta vez fui muito melhor e mais rápida. Já era esperado, pois foi uma cirurgia menor.

Ontem resolvi abrir meu Orkut, depois de muito tempo (acho que posso dizer, anos). Vi umas fotos minhas que quase entrei em depressão...rs. Estava com um corpão!!! Decidi que quero aquele corpo de volta, mas agora com um "plus"....Siliconada!!!! Kkkk. Quem sabe isso me incentiva a fazer exercícios?!?!?!


terça-feira, 17 de setembro de 2013

Sem drenos!

Tirei o segundo dreno e alguns pontos.

Em virtude da retirada do dreno, o medico me pediu para ficar bem parada. Muito parada!!

Como as vezes esqueço e acabo cometendo alguns excessos, só tive uma opção.....Prender o braço! Rs. Vesti a blusa, com o braço direito para dentro. Está funcionando.

Sexta volto no médico e é possível que ele já libere os banhos de chuveiro, com cabeça e tudo!!!!!

domingo, 15 de setembro de 2013

Oito anos


Oito anos de formada!!!!!!!!

No cumprimento do meu dever de engenheiro,
não me deixarei levar pelo brilho excessivo da tecnologia,
esquecendo-me completamente de que trabalho
para o bem do homem e não da máquina.
Respeitarei a natureza, evitando projetar ou construir
equipamentos que destruam o equilíbrio ecológico
ou que o poluam.
Colocarei todo meu conhecimento científico a serviço
do conforto e desenvolvimento da humanidade.
Assim sendo, estarei em paz comigo e com Deus.




Dreno

Na sexta estive no cirurgião plástico. Tirei um dreno, o outro ficou.

Este que ficou, vinha se mantendo com volume entre 3, 4 e 5 ml e de repente disparou para 17 ml. Pudera....Depois de todo estresse de quinta, me movimentei muito, medico mexendo no meu curativo.....Não poderia ser diferente.

A recomendação é ficar paradinha (mas andar a cada 30 min...rs) durante o final de semana e voltar lá no plástico na terça.

Tô doida pra tirar isso......O dreno é o que mais me incomoda. Arde, repuxa.....

Ontem passei o dia encarcerada e hoje, dei um pulinho de 30 min na praia. Molhei os pés, fiz minhas orações, senti o sol.

A piscina do prédio ao lado continua a me torturar. Ah, que vontade de nadar!!!!!

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Feliz, feliz

Depois do susto de ontem......

Felizzzzzzzzzzzzz e colorida!!!







Ufa!!

Ontem tomei um susto....

A febrícula voltou e passei a me sentir muito fraca, corpo pesado e tive duas quedas de pressão. Os médicos então me pediram para ir até o hospital.

Fiz exames de sangue, urina, rx dos seios da face e pulmão. Os três primeiros, normalíssimos, mas o rx do pulmão mostrou uma manchinha.

Além disso, um marcador de sangue que indica a possibilidade do paciente ter feito um quadro de embolia pulmonar, deu positivo. Esse positivo quer dizer que PODE ter havido um embolia.

Ah....Putz.....Chorei, tremi, tremi muito. Mais uma?! Não era possível!

Minha mastologista, minha fada, me tranquilizou. Rezei muito, pedindo equilíbrio e paz.

Resolveram fazer uma tomografia para fechar o diagnóstico. Ansiedade!!!

Quando veio o resultado, pulmão perfeito!!!!! Uuuuuuufaaaaaaa!!!!!!

Agradeci!

Tomei litros de soro, dipirona na veia e ganhei três furos no braço.

Estava com minha mãe. Ai, como me corta o coração vê-la assustada, sofrendo.....

Paulinha correu para ficar conosco. Mais uma grande amiga que eu tenho, minha irmã. Muito amada mesmo....Obrigada, querida! Você tãoooooooooo importante para nós...!!!!!! Sem você seria mais difícil!


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Eu quero!

Quero dormir uma noite inteira

Deitar de bruços

Acordar sem dor

Quero arrancar os drenos

Entrar no chuveiro de cabeça

Carregar peso

Não quero andar a cada 30min, nem tampouco usar meias elásticas

Quero levantar sozinha, deitar sozinha

Dirigir

Quero me livrar das roupas de botão

E ainda faltam duas....

Ou já foram duas.....É assim que se deve pensar, né?

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Fotos,muitas fotos!










Você

Você....

Que não é mais o que era, ou que nunca foi o que pensei.

Eu...

Que com minha fantasia, te fiz do jeito que queria.

Minha vida...

Passou por uma peneira e você escorreu. Ficou apenas o que era bom e de verdade.

"Você"...

É tudo aquilo que se foi ou que nunca existiu.

Um ano

Um ano.

Sem flores, sem mensagens, sem cartões.

Poucos fiéis amigos, poucos telefonemas, casa vazia.

Muita experiência, muita fé, muita alegria.

Saúde, retomada da vida e do corpo.

Cabelo crescendo e crescendo.

Superação, lágrimas, risos, sorrisos e muita reflexão. Mudanças verdadeiras.

Defeitos, os mesmos, mas agora, com limites.

Vontade de viver diferente.

Menos dor, menos repouso, mais independência.

Muitos planos.

Serena e feliz.

Antes, durante, depois

A semana passada foi marcada por muitos exames, consultas e inevitáveis lembranças. Ainda, coincidentemente (ou não), no dia 06/09 completei um ano de cirurgia.

Confesso que tive uma semana ruim. Não pelos resultados, que foram excelentes, mas pelas emoções. Pensar na minha condição há um ano, fazer os mesmos exames, voltar nas mesmas clinicas, aguardar resultados...Tudo isso mexeu bastante comigo.

Tenho dito...Só quem passa sabe. As pessoas não imaginam o que é esta angústia. Acho que nem passa pela cabeça delas o quanto é importante o acolhimento em certos momentos. Senti falta dos amigos nesta semana....

Na sexta a noite, um dia antes da minha cirurgia, resolvi jantar no Miam Miam, um restaurante que adoro. Ali comecei a relaxar.

No dia da cirurgia acordei leve, tranquila. Parece que apertaram um botão em mim e me desligaram.

Os médicos já haviam combinado que fariam um teste dinâmico em mim chamado TEG, para verificar o meu estado de coagulação antes da cirurgia. Isso iria definir algumas condutas durante e após a cirurgia. Todo este cuidado se deu em função da embolia que tive há um ano.

Nesta cirurgia, eu faria a retirada profilática da mama oposta (glândula e tecido mamário) e faria a primeira parte da reconstrução da mama que tive o câncer, retirando o expansor e colocando a prótese de silicone.

Como o teste acusou uma tendência a hipercoagulabilidade (embora os médicos digam que eu seja bastante sangrativa durante a cirurgia - contradição!!!!), resolveram diminuir o tempo cirúrgico e deixaram a reconstrução para a próxima cirurgia. Assim, colocarei o silicone nas duas mamas ao mesmo tempo.

Achei melhor....Se é mais seguro, é melhor. Se continuassem, a cirurgia que durou 5h, duraria umas 8h.

Na terça tive alta. Desta vez não achei necessário o acompanhamento de enfermeiras.

Passo bem. Tenho apenas poucas dores no local da cirurgia e bastante dor muscular, sobretudo na escápula.

Ontem a noite tive uma febricula e os médicos ficaram me monitorando. Tomei uma Novalgina e melhorei. Hoje acordei sem febre.

Tenho andado bem congestionada. Os médicos desconfiam que a febre seja pela rinite/sinusite ou do próprio pós operatório ou mesmo rejeição ao dreno. Estamos observando

domingo, 1 de setembro de 2013

Um ano, nova cirurgia

Amigos,

Ando sumida. Sinal de que a vida aos poucos está voltando ao normal.

Passei um mês comigo mesma. Refleti, ri, sorri, chorei, rezei, quebrei regras, agradeci e agradeci.

A cabeça vai bem e o corpo idem. Sinto apenas algumas dores articulares, em função do inibidor hormonal. A dor não me limita, mas de qualquer forma, é importante a fisioterapia e os exercícios físicos.

Dia 06/08, completou um ano que tive o diagnostico de câncer. Foi um dia especial, que comemorei com uma grande amiga, em alto estilo. Também tive o privilegio de agradecer a Deus, junto com um grupo bacana, do bem.

No próximo dia 06/09, completo um ano de cirurgia. Curiosamente, no dia seguinte às 7h, faço a primeira cirurgia reparadora e a mastectomia profilática na mama oposta. Estou um pouco ansiosa, mas tranquila.

Aproveito aqui para solicitar o apoio dos amigos através das orações. Que peçam com fé e com força.

Fiz um teste genético para verificar se possuo as mutações BRCA1 ou BRCA2, que são as chamadas "mutações fortes". Negativo para as duas.

Final da semana volto no onco-geneticista e imagino que tenhamos que fazer novas pesquisas a fim de estudarmos as "mutações fracas". Para identificação destas, não há tecnologia no Brasil, e a amostra de saliva vai para os Estados Unidos.

domingo, 30 de junho de 2013

Estar em paz

Convido a todos a experimentar a paz.

Sentir-se em paz, é sentir-se leve. É achar o estresse e a irritação, grandes bobagens. É achar que se aborrecer não vale a pena. Não vale comprometer a paz.

É estar blindado. É ter calma e equilíbrio para passar pelos momentos difíceis. Pelos bons momentos, passar sem euforia, mas com qualidade, entrega e profundidade.

É flutuar com os pés no chão. É se desligar de tudo, mesmo estando no meio do caos. É conseguir pensar no meio do caos.

Ter a voz doce e mansa. É ter um semblante sereno e um brilho nos olhos. É quase estar mais jovem.

É olhar para dentro. É se cuidar. É ser capaz de se sentir e sentir os outros. É estar em um siléncio particular e conseguir se ouvir.

É quando percebemos que temos novas (e melhores) atitudes diante das velhas coisas.

É valorizar o que realmente se deve. É fazer por menos, muito menos.

É entender que "felicidade é só questão de ser", como diz a música. E basta.

É ver tudo colorido, mas em tons suaves.

É conseguir perceber os sinais, aguçar a sensibilidade e a intuição.

Acreditar.

É sentir o entorno quando assim desejar. Senão, não....

É estar assim....Assim, ó......

sábado, 29 de junho de 2013

Cirurgia


Falei aqui algumas vezes que operaria dia 24/06. Pois é....Não operei.

No início de junho estive em minha Mastologista e decidi fazer a retirada da glândula da mama direita (oposta a que eu tive o CA). Foi o que fez a Angelina Jolie.

Muita gente se coloca contra esta idéia, mas no meu caso, eu não dou espaço para opiniões. Quem decide sou eu! Eu tive câncer, eu vivi uma fase muito difícil. Eu.

Segundo minha Mastologista, a indicação da cirurgia na mama oposta, normalmente vem das próprias pacientes, que não querem viver com a sombra de um fantasma rondando suas vidas. O desconforto e o medo de reviver uma coisa ruim, leva a esta decisão.

Para mim, prefiro encarar como uma questão prática e preventiva mesmo, sem neuras. Já vou ter que me submeter a duas cirurgias (sim, a plástica é feita em duas etapas), esteticamente não terei prejuízos (pelo contrário)....Por quê não??

Minha avó foi também diagnosticada recentemente com um câncer de mama. Pequeno, numa fase inicial como o que eu tive. Isso reforçou a minha decisão, pois passo a ter uma história familiar.

Minha médica não acredita que eu tenha mutação genética, pois meu tumor tinha características muito diferentes daqueles típicos de mutação, mas eu tenho um histórico.

De qualquer forma, ainda este mês, vou a um onco-geneticista para fazer alguns testes.

Aguardo agora a compatibilidade de agenda dos médicos, já que a Masto terá que participar da cirurgia. Estou fazendo meus exames pré-operatórios e me tratando de uma faringite chata que me pegou com estas mudanças de tempo.

Se chama paz...

Esta semana um amigo me ligou e perguntou...

- Rachel, você anda triste estes dias?

E eu respondi que não, não mesmo.

E ele me disse.....

- Ah, hum.....Você tem andado com uma voz tão mansa. Só queria ter certeza de que esta voz, é de quem está em paz.

Eu ri.....E concordei.

A voz mudou mesmo. Impressionante!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Exames de rotina

Semana passada dei início aos meus primeiros exames de rotina. A Mastologista me passou ultrassom mamária, mamografia e ressonância magnética das mamas. Esta ultima, deve ser feita um pouco mais tarde, perto da cirurgia.

Na quinta fiz a ultrassom da mama, no mesmo lugar que no último agosto, tive a confirmação de um câncer. Voltar lá me trouxe algumas lembranças. Sem tristeza, mas sim, um sentimento de vitória muito grande.

A radiologista também foi a mesma e ao final do exame, ela me disse o quanto era bom poder me dar desta vez, uma boa notícia!

Ela liberou o laudo no mesmo dia e esperei algum tempo até que ela preparasse o documento.

As lágrimas de alegria começaram a cair de forma involuntária ali, naquela sala de espera que um dia estive chorando também, mas de tristeza e ansiedade.

Só Deus sabe a importância deste momento e o quanto lutei para chegar até aqui, e poder chorar este choro que estava tão engasgado......

Segunda, faço a mamografia. Estou muito tranquila.

É isso...

Milêniosssssss que não escrevo. Confesso que sinto muita falta da troca que este blog tem me proporcionado desde o início.

A vida vai bem. O fantasma do câncer já não tem mais me acompanhado. Dei limites.

Estou sendo apresentada a mim, estou me conhecendo e reconhecendo. Me deparando com minhas novas posturas, minhas novas emoções, minha nova rotina. Conhecendo os meus novos amigos, aprendo a lidar com os novos colegas, que um dia foram amigos.

Gosto muito do que tenho visto e vivido. Estou muito leve e em paz. Feliz também, muito feliz!

Tenho os mesmos defeitos, afinal, eles fazem parte de minha personalidade. Mas aprendi a também dar limites a eles.

Procuro não deixar nada pra depois. Faço agora mesmo.....

Aprendi a me ocupar com as coisas no momento oportuno. Tento não me preocupar.

Meu corpo já mostra que entrou na nova rotina. Esses dias, comi algumas bobagens e a pele logo deu sinais de rejeição. Nós estamos mesmo saudáveis.....rs

Brigo ainda com os exercícios físicos. Fico muito angustiada por não conseguir ter esta disciplina. Estou trabalhando esta angústia, pois ela me paralisa. E preciso andar, mesmo que seja devagar.

Hoje troquei de academia. Fui para uma muito pequena, um estúdio. Professor bacana, atencioso, vazia. Meu número! Agora vai!

Já escolhi a minha "recompensa". Me dei de presente algo realmente especial e marcante.

Conheci algumas pessoas novas, bastante interessantes. Entre elas, uma americana que fez mastectomia. Uma pessoa fantástica e que está se tornando uma amiga.

Meu cabelo cresce e cresce.....Tá brilhoso, escuro e isso é tudo que sei. Parece que está começando a cachear. Parece.

É isso......




segunda-feira, 3 de junho de 2013

Pai Nosso

"O pão nosso de cada dia, nos dai hoje".

Hoje. Nem ontem, nem amanhã.

Viva um dia de cada vez!

Voando leve

Sempre achei que meu cabelo cheio e cacheado fosse minha maior marca. Já devo ter dito isso aqui algumas vezes.

Porém, eu me olho no espelho e eu estou ali...Sou eu! O meu sorriso, o meu olhar e a minha alegria de viver, ninguém me tira! Não cai, não derrete.

Estou curtindo demais esta fase. Vou dançando conforme a música. Estou aprendendo a me maquiar (salve, Lorene!!!! Rs) e as vezes descubro novos estilos.

Me sinto poderosa e cheia de personalidade. Me sinto forte demais. Eu olho no olho!

Não tenho medo do que os outros vão pensar. Ouso mesmo! Tô over...

Tenho saúde física, mental e espiritual. Não tenho mágoas, tristezas, raivas, nem nada disso.

As vezes fico p... da vida com coisas corriqueiras, mas reavalio. As vezes me estresso e logo em seguida vejo que não vale a pena.

Agora tomo as decisões pensando duas vezes. Com as conclusões, faço o mesmo.

Procuro ver as coisas como elas são, sem fantasias, sem complicar. Sem mais, nem menos.

Com certeza, estou em uma das minhas melhores fases.

Estou voando leve.....




terça-feira, 21 de maio de 2013

Notícias de 21/05/2013

Estou caminhando muito bem.

Meus exames de sangue estão ótimos, restando apenas uma pequena anemia - A quimio altera a série vermelha, série branca, proteínas, colesterol, glicose, triglicerídeos.....- Com isso, já pude marcar minha cirurgia plástica para o dia 24 de junho.

Estive com muitas dores na coluna e fiz uma ressonância. Nenhuma alteração diferente daquela esperada para alguém com mais de 30 anos. A conclusão é de que o problema é postural, então começo esta semana o RPG. O estresse, a tensão, a posição de dormir, a restrição de movimentos durante muito tempo....São as razãoes para estas dores.

Como o médico pediu que eu evitasse a todo custo os antinflamatórios - eles causam sangramentos e gastrite - apelei para as terapias orientais. Shiatsu, acupuntura, mochabustão e spiral taping....Me pressiona, me queima, me espeta, me cola!

Pra fechar o pacote, tô fazendo ainda uma massoterapia.

Estou investindo pesado no alivio destas dores, pois após a cirurgia plástica, voltarei a ficar de repouso e bem restrita durante algum tempo. A coluna não pode me atrapalhar.

Estava esperado o resultado do exame da coluna para começar a musculação. Comecei ontem.

Estou fazendo um programa de condicionamento físico, que vai durar até a cirurgia. Depois, volto para minha casa e com isso, mudo de academia. Aí a musculação vira realmente rotina.

Parei o anticoagulante (aêêêê!!!!!) e por isso preciso ganhar massa na perna para irrigecer os músculos e garantir um bom bombeamento do sangue. Isso não vale só pra mim, mas para todo mundo, já que nossa panturrilha é nosso segundo "coração". E ficar com as pernas definidas, cá pra nós, não é uma má idéia...rs

Assumi definitivamente meu cabelinho curtinho. Perceberam que não falei "minha careca"????? Pois é....Ele cresce a passos largos. A cabeça já está bem pretinha!

Tenho tido muitos feedbacks positivos em relação ao cabelo. Tem gente até me dizendo para ficar assim. Menos, menos...rs

É um cabelo que me dá trabalho. Não o cabelo em si, mas a produção que ele exige. Não dá pra colocar qualquer roupa e ir. Tem que "chegar chegando".

Eu tenho dessas coisas....As coisas para mim tem que ter harmonia, uma coisa tem que "falar" com a outra. O cabelo pede um visual mais ousado, mais moderno, um olho marcado, uma boa bijoux. Pra mim é assim....

As pessoas olham e olham muito! Os homens mais que as mulheres. É um olhar de admiração, de curiosidade....Não sei bem explicar.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Fotos evento 05/05/13


















Careca

Falei rapidamente no post abaixo (sobrancelha) que desde domingo assumi a careca.

O cabelinho está crescendo. Já não está mais espetadinho, tá assentando.

Digo que ele cresce escondido a noite. Todo dia quando acordo, percebo que está diferente.

Domingo foi a corrida contra o Câncer de Mama e achei que era um momento muito oportuno para aderir o look.  Ali era meu lugar e estava com as minhas pessoas. Além disso, cabelo + lenço me deixariam com muito calor.

Me produzi para minha festa. Sim, pra mim era a minha festa. Legging brilhosa, argolão, óculos fashion, maquiagem nos olhos...E lá fui eu, segura e orgulhosa por representar aquele grupo.

Foi lindo demais ver a solidariedade das pessoas. As pessoas me olhavam e sorriam, os olhos brilhavam. Gritavam palavras de força e estímulo. Indescritível. Sensação única.

Meu poder não está nos cabelos. Minha "marca" não é essa, ao contrário do que pensava. Minha autoestima e minha feminilidade vão muito além disso.

Tô me curtindo...E tá fazendo sucesso! Rs

Sobrancelha

Hoje fiz minha sobrancelha após 6 meses. Tinha feito em novembro para o ensaio fotográfico e ela não havia mais crescido. Estava sempre arrumada....rs

A sobrancelha sobreviveu até a ultima quimio. Depois do fim do tratamento, ela resolveu ficar ralinha, curtinha...Ficou bem sem graça, o que me obrigava a dar uma forcinha e retocar com lápis ou sombra.

Perdi boa parte dos cílios também. Preciso aprender a colar os postiços. Minha estratégia é usar o delineador bem grosso, pois dá uma confundida e além disso, o olhar ficar bem poderoso.

Os pêlos da sobrancelha caíram durante duas semanas, quando de repente comecei a perceber um sombreado. Achei que não havia removido a maquiagem de forma adequada. Quando me aproximei do espelho....Eram pelinhos! Caiu e cresceu assim..."Pá, pum"! Acho que os pêlos novos empurrar os mais antigos...rs

Esta semana percebi que já era hora de procurar a Mary, a fada da minha sobrancelha. Ela limpou, modelou e fez henna. Como assumi minha carequinha desde domingo, estou investindo bastante nos olhos. Putz, ficou muito bom! Deu um "tchan"! Tô me achando....rs

Ela usou um pigmento castanho claro, mas com menos diluente. Deu um contraste muito bacana com a cor dos olhos.

Bobagens

Definitivamente a carambola é a irmã amarela da beterraba......

Bebendo o suco sem respirar, como nos tempos de criança...rs

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Essa semana eu....05/05/2013

* Comprei um tênis novo, uma calça de ginastica metalizada e um chapéu preto lindo de viver, de inverno.

* Fui ao dentista

* Almoçei no Giuseppe com a amiga Sílvia. Tudo ok até a sobremesa. Precisamos escolher três vezes até que acertássemos alguma coisa do cardápio que não havia acabado. Acho que era um aviso para não cedermos a tentação, não irmos em frente. Mas a gente é insistente....rs. Almoço delícia!

* Tomei café com a Carin e ganhei aquele abraço!

* Fui no meu trabalho depois de uns 6 meses

* Caminhei na areia com a Monique

* Fui ao shopping com a Monique,  minha amiguinha "Lulu da titia", o Pablo e a Galinha Pintadinha

* Vi Belzinha e comprei uma piscina de bolas para ela. Fiquei impressionada em ver que ela domina o iPhone com um ano e seis meses

* Senti a alegria da redescoberta

* Cantei alto no carro

* Reencontrei meu querido amigo Fábio. Amigos de aaaanosssss

* Concluí a escolha das fotos dos álbuns e já mandamos imprimir

* Sentei num bar com as amigas e vi meu tio Jorginho, amado!

* Busquei o kit da caminhada

* Fui a feira do Lavradio. Bom demais ver gente e mais gente...Gente igual e gente diferente. A vida pulsa ali! Almoçamos por lá

* Fomos em um encontro na vasa da Carol e Koren. Recepção primorosa, comida excelente e uma cheese cake de morango de comer de joelhos de tão boa! Voltarei!!! Rs

* Fizemos um jantarzinho família, comandado pelo chef Miguel Galiza Júnior, adepto da cozinha experimental....kkkkkkk. Sei que tem dado certo! Tudo muuuuuito bom!

* Dormi na minha casa depois de muitos meses longe de lá

domingo, 5 de maio de 2013

05/05/13

Corrida/Caminhada Contra o Câncer de Mama.

Dia realmente incrível, cercada de ótimas energias e pessoas muito especiais.

Agradeço imensamente aos familiares e amigos pela presença, alto astral e por todo o carinho que me ofereceram. Aos que apareceram na foto, aos que estavam lá mas não apareceram, aos que foram direto para o almoço....

O dia foi nosso, a vitória foi nossa!!!




segunda-feira, 29 de abril de 2013

Essa semana eu...27/04/13

* Vi a Glória Menezes no shopping

* Fui a um jantar na casa de amigos

* Fiz um teste ergométrico e descobri que tô ótima, maravilhosa, mas totalmente fora de forma

* Resolvi ir para um spa ("spassa" fome, como diz minha mãe...rs)

* Comecei a caminhar na areia

* Escolhi as fotos dos meus álbuns

* Pintei as unhas de azul

* Desejei uma Five Fingers

* Senti a dificuldade da retomada

* Fui ao teatro. Assisti "Como Vencer na Vida sem Fazer Força". Uma M..., mas a companhia foi ótima!

* Perdi mais alguns pêlos da sobrancelha

* Fui no cirurgião plástico e marcamos a data da cirurgia. Dia 26/06/13.

* Em conversa com o cirurgião plástico sobre a vontade de ir para um spa, ele me contou que há trafico de comida em alguns destes lugares. Uma lata de leite condensado custa R$ 50,00. Ahhhh.....Eu me acabei de rir!

* Deixei uma mala dura cair sobre meu pé. Depois bati o mesmo pé. Sensação ótima!

sábado, 27 de abril de 2013

Amor

Achei o máximo este trecho da entrevista do Gianechinni a revista Época. Penso de forma muito parecida.

Acredito que a verdadeira caridade está no amor.

Tenha tempo para distribuir o seu amor ao próximo, ame-se. Amor chama amor. O amor cura.


ÉPOCA – Sua mãe disse que você nunca chorou de tristeza durante o tratamento.

Gianecchini – É louco eu falar isso, mas nem sei se tive momentos de tristeza. Eu pensava: tenho de ter uma participação ativa na minha cura. Não quero ficar aqui sentado na minha cama de hospital recebendo os remédios. Para falar a verdade, só chorei de emoção ao constatar o amor que vinha para mim. Uma carta ou uma pessoa que me parava no hospital com um sorriso enorme, força, estou junto com você. Falo e me arrepio. Eu embarquei muito nisso. De trazer o amor para mim. Voltar para o sentido real da vida. E o sentido era este: troca. Um aprendizado. Só pode ser esse o sentido. Trocar um olhar de amor. É isso que move a gente para um outro patamar. É isso que faz a gente até se curar.

Redescoberta

Já postei aqui um cometário feito pelo Gianechinni no programa Viver com Fé da Cissa Guimarães, em que dizia que não tinha virado santo. Que ele tem vontade de xingar, mas hoje consegue perceber que isso é besteira.

Reli hoje este comentário e fiquei pensando a respeito dessa minha fase de retomada.

Achei que havia pousado sobre mim uma varinha mágica e que de repente....Pafff!!!! Virei outra pessoa!

Não é assim....

Depois que tive a infecção durante a quimioterapia, resolvi me proteger um pouco mais. Parei de comer na rua, de frequentar lugares fechados, com muito vento, muito sol....Não era recomendado também contato com crinças. Tinha medo de precisar interromper o tratamento e como tinha o proposito de chegar até o final, passei a viver mais reclusa, no meu mundinho.

A minha nova forma de agir, minha nova postura diante da vida, eram experimentadas apenas no pequeno grupo que me relacionava naquele período, o que me dava a idéia de que tudo estava diferente. Além disso, os que estavam a minha volta, viveram o momento de dificuldade comigo e acabamos nos transformado e crescendo juntos.

Agora, me reinserindo em um mundo infinitamente mais amplo, descubro a complexidade de me redescobrir diante das coisas, das pessoas, das situações. Me deparo com pessoas que não mudaram junto comigo ou suas mudanças foram em outras direções, algumas vezes na contramão das minhas transformações. Em outra situação, as coisas ou pessoas permanecem exatamente iguais, mas a minha lente não é mais a mesma.

O interessante que se tornou indiferente, o importante que se tornou banal. E vice-versa. Também tirei meus óculos e vejo a vida como ela é. E as pessoas também.

Minha impressão é de que passei meses confinada na casa do BBB. Retornei e "nada ficou no lugar...", como diria Adriana Calcanhoto.

Entendo que tudo isso faz parte do processo de qualificação da vida, de valorização, de reconstrução e da criação de novos laços.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Encontro equipe

Adoro carinho, abraços, matar as saudades, boas energias, bom papo.

Foi isso que eles me proporcionaram na terça! Equipe adorada, salve, salve!

Muito feliz!!!!

Minhas meninas


* Priscilla, aguardo as outras fotos!





Essa semana eu....18/04/13

E iniciando o que pretende ser uma sequencia de postagens, inauguro o "Essa semana eu....".

Essa semana eu....

* Fui a um restaurante tradicional em carnes com os amigos Leonardo, Roberta, Julia e Marcos. Comi peixe, legumes e arroz integral por livre escolha....Mas comi um brownie grandão no final;

* Não consegui um amigo para tomar um café comigo no domingo depois do almoço. Uns não atenderam, outros estavam ocupados. Fiquei na vontade;

* Meti os dois pés na pizza, num jantar com a minha equipe amada. Ganhei orquídeas lindas e cheirosas;

* Vou a um jazz, que eu adoro!; (fui até lá e não teve apresentação esta semana. Deu problema no telhado do lugar...Putz...)

* Comecei a hormonioterapia;

* Esqueci que sou uma pessoa reformada e me estressei com um atendente da Unimed. Me arrependi,;

* Ganhei um amigo no Facebook;

* Vou fazer uma massagem relaxante;

* Tomei suco de carambola pela primeira vez. Achei que tem gosto de beterraba amarela....rs

* Troquei uma goiabada por uma fruta. INACREDITÁVEL!

* Consegui reunir os documentos para o IR;

* Inventei uns chips de banana da terra, que não deu certo. Na verdade, achei que havia inventado. Meu pai me disse que eu comia isso quando morávamos em Manaus, lá pelos anos de 85 a 88. Incrível como eu lembro até do gosto!

* Ganhei uma xerox do cara do Sérgio Franco. Pô...Fui fazer um exame, morrendo de fome e perguntei se ele conhecia uma copiadora perto do laboratório. Eram umas 15 páginas. Ele me disse que faria as cópias pra mim. Muito agradecida!!!!

Hormonioterapia


Comecei hoje a hormonioterapia. É um comprimidinho que me acompanhará diariamente durante alguns anos. Como um anticoncepcional. Tranquilo.

Alias, deixo a dica aqui....Este remédio que custa quase R$ 300,00 na Droga Raia, custou R$ 120,00 na Pontual, uma distribuidora de medicamentos que fica na Barra da Tijuca. Eles vendem produtos oncológicos, para diabetes, problemas cardíacos. Coisa boa a gente tem que divulgar.

Mas voltando....

Estou em uma fase de descobertas, retomada, mas cansaço também. Às vezes tenho vontade de jogar todos médicos pro alto...rs.

Como disse minha terapeuta hoje, a fase mais difícil passou, mas a parte chata, ainda não. Ainda tenho uma cirurgia plástica pela frente. Os exames periódicos que até o ano passado eram feitos "quando der", agora serão religiosos. É uma obrigação, mas uma escolha também. E isso é chato. Acostumar com esta disciplina. Acabou a onipotência da juventude.

Depois de um susto desses, a gente descobre que não vivemos sem médicos....E nem devemos. Descobrimos que médico não é só para emergência, mas sobretudo, para prevenção.

E se por um lado a coisa é massante e pesada, por outro, agradeço pelo avanço da Medicina e pela oportunidade de existirem tantos recursos. As pesquisas, as cirurgias, os medicamentos, os tratamentos, exames precisos....É a segurança da segurança, a redundância, os protocolos. Uma das vantagens de viver nesta época.

E encerrando este post....

Tenho ouvido muita gente dizer que tem algum problema, mas tem medo de procurar o médico ou fazer exame. Muitas mulheres me dizem que possuem um nódulo, que ainda não verificaram. Para estas pessoas, eu digo....Tenham mais medo de não saber. Imagina se eu tivesse tido medo de ir ao médico....Certamente o conteúdo deste blog seria outro.


sábado, 13 de abril de 2013

Para Mim

Pense em uma pessoa desbotada. Misture com amarelo, multiplique por dois, eleve ao quadrado. Sou eu!

Agora...Pense em alguem feliz. Muito, mas muito feliz. Alguem jogando agua pro alto de tanta alegria. Rindo e sorrindo a toa. Nadando sem parar, fazendo malabarismos no mar. Sou eu tambem!!!

Primeiro banho de mar, transportada pelo Seu Edson, barqueiro que teve um cancer sete anos atras. Primeiro solzinho da manha, com litros de protetor e muita moderacao. Momentos de muita alegria e redescoberta.









 
 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Convite aos amigos


Amigos,

Dia 05 de maio será realizada a corrida/caminhada contra o câncer de mama, no Aterro do Flamengo. Será um percurso de 5km.

Eu estarei lá, caminhando pela importância da prevenção e do diagnostico precoce, pois assim, muitas mulheres podem ser tratadas e curadas. Também comemoro a vida, minha e de todas as outras, que passam ou passaram por este desafio.

Gostaria muito de ver minha família e meus amigos comigo neste dia, lutando por esta causa, pois tenho certeza que o aprendizado diante da dificuldade, não foi só meu.

Todas as informações sobre o evento, inclusive inscrição, estão no site:


Depois da corrida/caminhada (no meu caso, caminhada! rs), almoçamos juntos para repor a energia e fazermos um brinde!

Viva!!!

Beijos enormes,

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Primeira Vez

Hoje fiz um monte de coisas pela primeira vez. E olha que o dia está só começando!

Fui até a praia sozinha, pela primeira vez. Dirigindo até lá pela primeira vez. Caminhei na areia pela primeira vez.

Pela primeira vez, sentei e tomei um solzinho. Molhei os pés.

No final do exercício, apreciei o mar durante vários minutos. Tentei levantar umas cinco vezes para ir embora, mas a vontade de ficar era muito maior. Queria levar o mar para casa!

A sensação de redescobrir as coisas é incrível! Recomendo!

Ter mais do mesmo, outra coisa da mesma coisa...indescritível!

Amanhã tem mais, mas não será mais a primeira vez. Mas será a primeira segunda vez! Rs

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Para ela

Hoje é dia dela. Todo dia é dia dela.

Minha diva, minha musa, meu amor....

Ela merece todos os aplausos, todos os beijos e abraços. Um brinde a ela!

Doeu muito em mim não poder, muitas vezes, amenizar seu sofrimento. Doeu ainda mais nela, não poder impedir um filho de sofrer. Por ela eu caí e levantei correndo muitas vezes, como alguém que leva um tombo, disfarça e continua andando. Lutar, foi uma prova de amor.

Ouvi dela, no inicio deste processo, que estava me colocando novamente em seu ventre e que de lá só sairia curada. E de fato...Ela me embalou, me alimentou, me deu carinho e acolhimento. Compartilhamos nossas vidas, mais uma vez, quase 33 anos depois.

Também ouvi dela a angústia de não poder assumir o controle, poder resolver. Ela não entende de Medicina, mas sabe amar como ninguém. Um dos maiores amores que já vi. O maior que já experimentei.

Esteve comigo em absolutamente todas as horas. Todas! Casa cheia ou vazia, lágrimas ou sorrisos, boas ou más notícias. Consultas, exames, cirurgia, internações, diagnósticos, tratamentos. Lá estava ela, com medo ou não, assustada ou não, superando todas as emoções. Rezando muito, de hora em hora quando preciso.

Cuidou do que comia, do que bebia, o que vestia. Me blindou como um guarda e assim nós passamos. Passou!

Impotente diante da dificuldade? Não...ela é da minha equipe. Ela é fundamental.

Mãe, há alguns meses eu te dei a notícia mais difícil da sua vida. Hoje, eu venho te presentear com a minha saúde.

É a nossa vitória, mãe!!!!!!!!

Amo você!

Feliz aniversário!

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Notícias 03/04/2013

Amigos,

Continuo no meu caminho de retomada, me tornando mais livre e independente a cada dia.

Tenho saído mais, me movimentado mais, o que tem me deixado bastante cansada. Estou desafiando o corpo a me mostrar seus limites, respeitando e tentando fazer mais um pouco a cada dia.

Descobri uma academia fantástica do lado da minha casa. Na verdade, passava sempre por lá mas não conhecia os serviços. Eles possuem uma sala de musculação com fisioterapeutas que acompanham o aluno durante a sua atividade, direcionado para quem possui alguma restrição. Descobri ainda,  que existem lá muitas mulheres que fizeram o mesmo tipo de cirurgia que eu. Impressionante como existe um mundo que eu desconhecia.

Esta semana voltei a comer coisas cruas. É claro que tomo muito cuidado com as minhas escolhas, então este tipo de alimento, só em casa ainda. Na verdade, meu grau de qualificaçao mudou. Acho que isso será permanente.

Uma amiga me disse que o Antiquarius do Barrashopping foi multado pela vigilância sanitária, por encontrarem produtos com validade vencida. Se lá está assim, não sei em que confiar.....

Nas ultimas semanas tive uma excelente notícia. Não preciso fazer radioterapia!

Meu oncologista e minha mastologista já tinham esta posição, mas por uma questão de zelo, me pediram para procurar um especialista.

Tive então dois felizes encontros. A Dra. Lilian, da Clinica São Vicente, também medica do Inca e especialista em mama; e Dra. Lisa, chefe da radioterapia do COI, vinda do Sírio Libanês. Duas fofas, excelentes profissionais e ambas tachativas em afirmar que não preciso da radio.

Sempre torci para que fosse feito o que fosse de melhor e necessário. Se o melhor é não ter que fazer, é bom demais!

Com isso, começo a pensar na "turbinada". Aliás, fazendo uma pausa aqui....Turbinada e sarada! Imagina! Tsc, Tsc, Tsc.....Me segura!

Meu cirurgião plástico pediu que pensasse em uma data a partir de final de maio. É o tempo que preciso para chegar no meu peso ideal, desinchar um pouco (segundo ele, certamente estou com edema) e o mais importante, fortalecer o corpo. Já estou com os pedidos de exames pré-operatórios, teste ergometrico marcado para iniciar a academia, alimentação saudável e planejando a melhor data.

O cabelo continua crescendo em ritmo nada acelerado. Uns fios maiores, outros menores, muitas falhas....O meio tá mais cheio que as laerais. Lateral lisinha ainda. Putz, será que vou virar moicana?!?!? kkkkkkkkk. Nada meu estilo!

Aliás, tô vendo a Taís Araújo na tv, no programa da Fátima Bernardes. Sinceramente? Não gostei do cabelo dela. Pânico.....O meu vai chegar naquele tamanho...rs

Ela acabou de dizer que este cabelo é pratico....Kkkkk. Conta outra, Taís! Duvido! Cabelo cacheado para manter curto e bonito? Ela deve acordar umas três horas mais cedo agora.

Dia desses meu irmão disse que não gostou do cabelo dela. Eu disse que o meu ficaria assim também. Aí ele disse...Ela tinha opção, Rachel....rs. Sutil assim...rs

Na dúvida, meu cirurgião plástico me deu o telefone da Gladys, que põe cabelo nas globais. Tô guardando com carinho. Nunca se sabe....O segredo é ter opção!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Vídeo

É assim que se encara as dificuldades na vida!!! Sorriso no rosto, um batom nos lábios, criatividade e alto astral!!!

Amei este vídeo!

Quem tiver Facebook, visite o blog Quimioterpia e Beleza. É um exemplo!

http://revista.vogue.globo.com/diadebeaute/2013/04/projeto-lindo-quimioterapia-e-beleza/

quarta-feira, 20 de março de 2013

Recomeçando

Amigos,

Estou muito bem. Já não tenho mais aqueles sintomas clássicos pós quimio.

Ainda me sinto sem o mesmo condicionamento físico. Natural, afinal foram quase 8 meses muito parada e usando muitos remédios.

Estive na minha Mastologista na última sexta. Tudo ótimo! Preciso apenas continuar com certos cuidados em relação ao que como, pois a imunidade ainda está baixa e o corpo sensível a alguns alimentos.

A exposição ao sol ainda está proibida, inclusive pele cirurgião plástico. A exceção é o solzinho de 6h, 7h da manhã, sem protetor, para repor a vitamina D.

Esta semana, já sem quimio, injeções e fim do antibiótico, inauguro uma fase gradativa de retomada e fortalecimento. Na verdade, não exatamente retomada, mas descoberta de uma nova vida, melhor que a de antes.

Trago para esta nova vida muito mais qualidade, leveza, respeito a mim e aos outros. Trago a comida saudável, o exercício físico, a medicina preventiva, a fé renovada, a valorização das pequenas coisas e a importancia de dar um passo de cada vez.

Trago também uma nova relação com a vida. Tudo mudou. Tudo.

A família mudou, os amigos mudaram. A relação com todas estas pessoas também mudou. Toda minha rotina mudou, a visão de mundo idem. Nada ficou no lugar. Mudou pra melhor, como disse.

As pessoas tem perguntado...Ficou tudo bem?

Sim, está tudo bem. Eu tinha uma doença, mas nunca estive doente. O tumor foi embora desde setembro e a quimio foi um tratamento adjuvante preventivo.

Tempos difíceis, mas a fase mais pesada passou. E digo....Passou com SERENIDADE e com isso, conseguimos ter equilíbrio para enxergar os caminhos.

Passamos também com RESIGNAÇÃO e ACEITAÇÃO. Meus médicos foram unânimes em me dizer que o fato de eu não ter travado uma briga, fez o sucesso de todas as etapas. Eu lutei, muito, demais, pra caramba, mas eu não meu revoltei, não neguei.

A CRIATIVIDADE me ajudou a vencer situações. Descobri que o BOM HUMOR é a palavra da vida!

Eu vivi intensa e profundamente todos os momentos e ouvi o meu corpo. Quando ia fazer quimio, por exemplo, fazíamos o cardápio daquela semana com coisas agradáveis ao meu paladar, arrumávamos o quarto com tudo que precisava e nao marcávamos compromissos. Fazia a unha também, já que não perdi a minha auto estima...rs. Chegando da sessão, eu me deitava e esperava o corpo responder. E ficava ali....E ficava.....Cinco, sete dias deitada, de olhos fechados, quase num estado de medição, tamanha a minha tranqüilidade.

Rezei e rezo muito....Agradeço, peço, converso.

Os amigos também pedem muito por mim. E tudo que for do bem, eu aceito.

Mudando de assunto, o cabelo está começando a crescer. Tá bastante tímido ainda, mas já começa a apontar.

Engraçado como a perda do cabelo não me incomodou. Brinquei com isso. Digo que muitas vezes as coisas são assustadoras até que tenhamos que enfrentá-las e foi assim com meus cabelos. A expectativa as vezes é mais dura que a realidade e nesse caso, foi. Eu sofri muito quando comecei a perceber que ficaria careca. Quando raspei a cabeça, adorei! Gastei energia a toa. Aprendi.

Ainda em relação a questão do cabelo....Eu já fiz um post aqui falando como isso incomoda as pessoas. As pessoas sofreram e sofrem mais que eu. Muita gente me pergunta como vou fazer com os cabelos quando voltar a minha rotina. Hein?! Oi?! Não entendi, repete?! Rs