quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Checklist

* Fé. Muita, muita fé

* Eleger alguém que vá pagar suas contas

* Alguém que possa cozinhar e fazer as compras

* Tornar o ambiente em que passará o tempo de recuperação em um espaço acolhedor

* Você não poderá levantar o braço. Compre roupas de dormir com botões e bem larguinhas, pois você pode ficar inchada. Além disso, usará dreno, que fica preso na altura do abdômen.

É difícil achar camisola de botão bonita. Ou são de vovó ou são para grávidas ( carésimas!!!). Eu comprei umas tipo camisão.

Uma opção que adotei, foi comprar umas camisolinhas levinhas, bonitinhas, de alça, em lojas de departamento. Comprei um número maior, pois assim saem por baixo. Levei ainda em uma costureira e pedi que colocasse aquela peça de sutiã que permite soltar a alça.

* Médicos de sua confiança, que possam te acolher

* Milhões de travesseiros. Eles servirão para um monte de coisas...Apoiar braço, pernas, pés. Vão servir de "calço" para não deixar você se movimentar nos primeiros dias.

* Um FOM. Eu comprei aquele compridão. Apoiam braços, costas, computador, livro...

www.lojafom.com.br


* Livros, revistas, internet, blog, Sudoku, dvd`s...Qualquer coisa para passar o tempo

* Flores. Adoro! Alegram a casa.

* Toalhas e toalhinhas macias. As toalhinhas ajudam a lavar e secar as partes que não se pode jogar água (braços, colo, parte das costas).

Devem ser macias pois,no caso do esvaziamento axilar, o braço fica sensível e qualquer coisa incomoda.

Pode ser algodão também. Mais higiênico para a limpeza.

Quando saí do hospital, me deram todo material de curativo que sobrou. Voltei com um rolo enorme de algodão.

* Leite de Rosas, aquele da vovó. Não é recomendável usar antitranspirante.

* Canudos de plástico daqueles que dobram.

* Uma manicure que vá em casa.

* Calcinhas confortáveis. Passar 24h, todos os dias da semana com um sutiã cirúrgico já é incômodo o suficiente.

* Terapia.

* Nutricionista.

* Termômetro.

* Enfermeira nos primeiros 7 a 10 dias. Para mim, fizeram toda a diferença!

Elas têm todo o jeito de como levantar, deitar, arrumar na cama, no sofá, dar banho, lavar a cabeça, controlam horários de remédios, esvaziam e medem os drenos...

Meu cirurgião plástico tem este serviço para oferecer. Nos primeiros dias de hospital inclusive, ele exige que alguém da equipe dele acompanhe. Já faz parte do pacote.

Continuei com as enfermeiras em casa, até que eu me minha mãe nos sentíssemos seguras e passasse aquele período mais crítico.

É importante que seja alguém acostumada com pós-operatório.

* Quando for sair, leve no carro o FOM e pelo menos um travesseiro. O braço pesa, incomoda e eles dão bastante conforto.

* Uma bolsinha de fazer compressa e um aparelhinho de massagem (ou uma boa mão!!! eu prefiro!). As dores musculares são muitas, pois os movimentos ficam restritos. O medo de sentir dor e a disciplina de permanecer na posição que o médico indicou, tensionam ainda mais os músculos.

* Apresente-se sempre bem. Roupa alegre, cheirosa, maquiada. Passe um bom hidratante, um batom, perfume, bijoux...As pessoas quando nos vêem bem, nos retornam coisas boas, passam energias positivas, o clima fica mais descontraído. Äs vezes até esqueço que passei por uma cirurgia..rs

*Se possível, abra a porta para seus amigos e familiares quando forem te visitar em casa. Eles não sabem o que vão encontrar e esta atitude quebra o gelo. Impressiona..rs

* Quando for pra casa, comece a largar as camisolas e pijamas. Só use para dormir. Use roupas confortáveis, larguinhas e estampadas, que disfarçam o curativo, dreno, etc.

* Seja criativo. Eu coloquei no meu quarto do hospital um mural de recados. Esta semana, comprei um livro de visitas. Devia ter comprado antes, inclusive.

* Faça das pequenas coisas um evento. O momento é difícil, mas não estamos impedidos de rir, sorrir, comemorar, vibrar! Vibre!!!

Eu comemoro até o resultado de um Hemograma...rs


* Se dê um mimo as vezes. Um pequeno chocolatinho, uma roupinha nova...Você merece!!!

* Aproveite para rever sua vida, suas atitudes. O momento é de transformação. Aprenda com ele.

* Copos plásticos descartáveis. São mais levinhos para segurar e beber qualquer líquido, ajudam na hora de escovar os dentes (já que não poderá se dobrar em direção a pia), servem para esvaziar o dreno.

* Para sair, use uma bolsa pequenina, com o básico apenas. Se conseguir carregar, deve estar leve. Se alguém tiver que carregar pra você, deve estar leve também...rs

* Um chuveiro com aquelas duchinhas ou um balde com alguma espécie de panelinha, potinho. As leiteiras são ótimas. Só assim conseguirá tomar banho.

* Pense em como vai se presentear e comemorar a vida depois que a fase difícil passar. Eu resolvi que vou viajar. Alguma sugestão?



5 comentários:

  1. Grande Rachel, não sei se este texto é seu, mas vejo que está sabendo colocá-lo bem em prática. Não tinha pensado a respeito, mas realmente fiquei muito bem impressionado quando você abriu a porta pra gente com aquele sorrisáo no rosto, quando fomos te visitar. Continue assim! Você está no caminho certo!

    Beijos,

    Leonardo, Roberta e Júlia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leo,

      O texto é meu sim! Não conhecia esse meu lado blogueira, né?! Nem eu!

      Beijos nos três, obrigada pelo carinho!

      Excluir
  2. So nao va me eleger pra pagar suas contas rsrs... Brincadeirinha. Parabens pelo texto, muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Estou adorando ler seu blog..muito bom!
    Parabéns pela energia boa que passa...estou pegando várias dicas para minha irmã que passa pela mesma situação que você passou.

    ResponderExcluir