quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Aprendizado

O momento é de dificuldade. Mas mais do que isso, é de reflexão, transformação e revisão de atitudes e de valores.

Neste dias eu estou aprendendoi....

Que na vida devemos sim, fazer planos. Mas devemos ter flexibilidade para reprogramações.

* Que na dor e dificuldade, percebemos que os amigos são ainda mais importantes do que imaginávamos.

* Que por mais difícil que seja, devemos admitir que as pessoas não são como queremos que elas sejam. Elas são como são.

* Que aquele amigo ou parente que antes era tão próximo e que na dificuldade se afasta de nós, não significa necessariamente que estávamos enganados em relação aquela pessoa. Devemos entender que uma série de motivos podem tê-los afastado, inclusive o medo de encarar a realidade ou de nos ver sofrer.

* Que muitas vezes a ajuda vem de onde menos esperamos. E pode não vir de onde esperamos.

* Que devemos perdoar.

* Que a família é uma muralha, que nos proporciona a sensação de proteção.

* Que devemos valorizar as coisas pequenas. Minha maior vontade é de acordar e me espreguiçar, esticando bem os braços. Por muito tempo, não pude pois tinha que ficar com o braço esquerdo parado. Hoje, já tenho liberação para movimentá-lo, mas exatamente por ter ficado tanto tempo parado, ainda tenho dificuldade de fazer alguns movimentos. Espreguiçar continua sendo uma vontade. 

* Que não aprendemos medicina através do Google.

* O valor da nossa autonomia. O primeiro banho sozinha, foi um momento de muita emoção.

* O valor das pessoas. Algumas, foram ou têm sido verdadeiros anjos na minha vida.

* O cuidado com as palavras. Uma palavra mal dita, mal colocada, pode derrubar qualquer pessoa.

* Que além do cuidado com as palavras, devemos ter cuidado com quem falamos e onde falamos. Não sabemos o que as pessoas ao nosso redor estão passando.

* Que corpo bonito é corpo saudável.

* Que saúde é a superação da doença.

* Que cancer não é uma condenação.

* Que devemos nos despir de preconceitos e julgamentos. Que devemos olhar para as pessoas com naturalidade, principalmente se por algum motivo elas fogem de qualquer padrão que determinamos. O olhar que julga e discrimina, dói.

* Que o olhar de piedade também dói.

* Que os problemas são parte da vida.

* Que devemos fazer das dificuldade uma oportunidade.

* Que a felicidade vem de dentro para fora. Ela está dentro de nós.

* Que o pensamento positivo, o otimismo, a fé e a felicidade são verdadeiros remédios.

* Que todo dia devemos agradecer. Até nos dias de dificuldade.

* Que devemos nos alimentar bem, fazer exercícios físicos e exames regulares.

* Que devemos cultivar bons sentimentos em nós e expulsar o que não for positivo. Sim, é um super exercício.

E por aí vai.....


2 comentários:

  1. é impressionante a sua capacidade de transformar suas dificuldades num grande momento de crescimento!!!! Ah se todos os pacientes tivessem um pouquinho dessa dimensão! Parabéns, vc é uma grande inspiração pra mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, muito obrigada!

      Tenha certeza que as coisas se tornam mais fáceis (ou menos difíceis) com todo este carinho das pessoas que estão a minha volta, vivendo este momento comigo.

      Beijo no coração!

      Excluir