segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Marcos Paulo

Fiquei bem chocada quando soube da morte do ator/diretor Marcos Paulo.

Assim como foi com a Hebe, por se tratar de pessoas públicas, é difícil fugir das noticias. Quando resolvi ler sobre o que havia acontecido, tive a surpresa de descobrir que ele sofreu uma embolia pulmonar.

Em primeiro lugar, agradeci a Deus por me dar coerência e não permitir, que em nenhum momento, em nenhuma situação, eu me compare com quem quer que seja. Cada caso é um caso e nós somos serem únicos; Segundo, lembrei da embolia pulmonar que eu tive, poucos dias depois de minha cirurgia. Mais motivos para agradecimento.

Li que ele estava curado do câncer e após um vôo de Manaus, ao chegar em casa, passou mal.

Como boa engenheira que sou, não tenho conteúdo técnico para falar sobre o assunto, mas passei por uma experiência recente, que me permite fazer alguns alertas:

Primeiro, pelo que já ouvi, a embolia ou o trombo nada mais é que um coágulo que se forma normalmente na pelve ou pernas e passeia pelo corpo até que encontre um duto com diâmetro menor que ele, causando o entupimento deste.

- Os tumores (cânceres)  proporcionam uma pré-disposição para o desenvolvimento de um trombo;

- O cigarro aumenta as chances de trombose;

- Grávidas estão sujeitas a tromboses;

- Cirurgias de longa duração podem acarretar no desenvolvimento de trombos (soube que em cirurgias ortopédicas são muito comuns). No meu caso, todos os cuidados foram tomados: solicitação de doppler dos membros inferiores para verificar trombos pré existentes, uso de meias de compressão e perneiras durante a cirurgia. Soube que poucos médicos adotam estes procedimentos!!!

- Vôos muito longos também podem desencadear uma trombose. Pela pressão, tempo parado, etc. Segundo meu médico, a maior causa de mortes em aeroportos são as trombofilias. Já ouvi algumas orientações relativas a tempo de vôo como por exemplo, para vôos acima de 2h, devemos adotar cuidados especiais...Enfim, o ideal é se movimentar dentro do avião e em caso de dúvida, procurar um médico, que poderá prescrever o uso de uma meia de compressão ou até medicamentos, se for o caso.


4 comentários:

  1. Amiga, incrível como me lembrei de vc e também agradeci a Deus por livramentos que o Senhor tem feito e irá fazer muito mais na sua vida!!!!! Observe como Deus trabalha ! uma situação na sua vida solidifica a minha fé! pois tenho orado sempre pela restauração da sua saúde, como também, para Deus abrir seus olhos espirituais a fim de que vc tenha muita sabedoria e discernimento, faz-me confiar cada vez mais em um Deus vivo e poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos!!! Viu como vc faz parte dos planos de
    Deus! Viu como vc é importante, peça chave (ponto de interrogação pois não acho o sinal no meu notebook) rsrsr Repito, Deus está no controle de tudo!!! e isso é muito bom!!!! Bjs!
    Silvia.

    ResponderExcluir