segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

O Certo e Errado

Uma da manhã e eu sem sono. Resolvi então revisitar o blog da Márcia Cabrita - Força na Peruca. Reli um post bacana cujo título é Como Não Encher o Saco de Alguém que Está Com Câncer.

Resolvi então fazer algo parecido, com a minha percepção.

Talvez alguém se enxergue ai...rs. O que posso dizer, é que é bem possível que eu cometesse algumas destas gafes antes de sentir na pele o incômodo de certas perguntas e comentários.

O Errado: O que não fazer ou dizer...

- Tô triste/arrasada (o) pelo que esta acontecendo;

- "Essa" ou "aquela" doença;

- Ah, estou há um tempão querendo te visitar/ligar mas....Blá, blá, blá (Detalhe: eu já vou fazer 3 meses de operada);

- Estou sem coragem de te visitar (Até hoje escuto isso...);

- E aí...Então...Já sabe se vai ter que fazer algum tratamento? (A pessoa mal acabou de operar. Ou nem operou! Só o curioso não percebe que ta claro que a verdadeira pergunta é: Vai fazer quimio? O cabelo vai cair? Ou seja direto ou não pergunte nada);

- Você esta podendo falar ao telefone? (Hein?!?!);

- Fulano teve câncer e....Blá, blá, blá (Desculpa, eu não quero ouvir...E não sou fulano);

- Ih, eu também não estou bem...To com isso, aquilo....(Oi! Eu não to querendo disputar doença);

- Rodear, rodear, rodear, para claramente matar a curiosidade de saber como está o cabelo (impressionante  o medo das pessoas em ver o outro careca);

- Nunca, nunca ligar ou visitar e mandar um torpedo perguntando...Como você esta? (Me diga, como resumir? Eu não tenho este poder de síntese).

Agora....Tem aquela energia boa, aquela palavra colocada na hora certa, motivadora e que nos enche de esperança e de alegria!


O Certo - O que fazer ou dizer....

- Confia!

- Tudo isso vai passar!

- Estou rezando por você!

- To muito feliz em ver você!

- Você faz falta!

- Você esta ótima

- Ta tudo bem

- Trouxe flores

- Trouxe um cartão assinado por todo mundo (seja la quem for todo mundo)

- Vou te pegar para dar uma volta

- Vou passar a tarde com você

- Me da um abraco

- Você me surpreende a cada dia

- Te trouxe um belo lenço

- Você ficou bem careca

- Seu olhar passa uma coisa boa

- Eu te amo

- Liguei pra dizer que estou pensando em você

- Trouxe um chocolate

- Comentei no blog

- Seu exemplo esta me ajudando/ajudando um amigo.


* Me desculpo pela falta de acentos. Deu a louca no teclado e o que o corretor não acertou, passou.... Depois reviso!

Buenos dias!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário